Índices do Ideb chamam atenção
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Felipe Alípio -
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escolas, municípios e regiões foi divulgado há cerca de três meses. O resultado do desempenho de todas as escolas do Brasil chamou a atenção de muitos pais, professores e alunos. De acordo com levantamento feito no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), mais de 20% das unidades de ensino da região não atingiram a média nacional e estadual de ensino.
Segundo o site do Ministério da Educação e Cultura (MEC), a média Nacional para séries iniciais é 4,6 e a estadual é 5,0. Para o ensino fundamental, o índice nacional é 4,0 e o estadual é 4,2.
Das unidades de ensino da Gerencia Regional de Educação (Gered) da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de São Lourenço do Oeste, 78% escolas que oferecem ensino de séries iniciais ficaram acima da média. Nas séries finais, o índice caiu para cerca de 60% das escolas.
A Escola de Educação Básica (E.E.B.) Volta Redonda atingiu a maior nota no Ideb no ensino de séries iniciais, com 6,2. Na outra extremidade da lista estão EEB Raul Pompéia e EEB Emílio Garrastazu Médici, com média 4,2.
No ensino fundamental, a maior média foi cinco, alcançada pela EEB Rui Barbosa e EEB Santa Lúcia. Com a menor nota da categoria, ficou com a Escola Básica Municipal (EBM) São Lourenço.
Segundo supervisora de Educação Básica e Profissional da Gered, Inês Sabka, a diferença entre as notas obtidas pelas escolas é decorrência de uma série de fatores. Entre os mais frequentes está a qualificação profissional dos docentes, os materiais disponibilizados para os professores trabalharem em sala de aula, desempenho atingido pelos estudantes e também o resultado do senso escolar.
“A nota que a escola alcançou é baseada nas informações obtidas pelo senso escolar, que mede os índices de desistência, abandono e transferência escolar, junto com os resultados da prova e provinha Brasil”, explica Inês.
Os resultados divulgados pelo Inep este ano, são baseados nos resultados obtidos nas provas de 2009. Seguindo o cronograma do sistema Ideb de avaliação, nova edição de aplicação das provas será realizada esse ano.
As provas a serem cumpridas pelos alunos devem seguir os estilos dos anos anteriores, onde são trabalhadas questões de português e matemática.
Esse sistema de avaliação de qualidade de ensino é questionado por profissionais da educação. Inês comenta que há a possibilidade de uma porcentagem dos alunos não participar da prova e a escola também é avaliada sob esse percentual.
Os resultados do Ideb
Com a divulgação dos índices de qualidade de ensino pelo Ideb, as escolas passam a ter parâmetros de ensino para realizar avaliações de seus trabalhos. De acordo com a Diretora da EEB Rui Barbosa, Marilda Botton, a avaliação feita com dados de 2009 possibilita a escola a identificar seus pontos forte e fracos. “Assim sabemos onde precisamos dar uma atenção especial”.
Inês comenta que nos casos em que as escolas que não atingiram a média esperada passam por uma avaliação e seus métodos de trabalho são revisados e aperfeiçoados. “Nas escolas do governo Estadual, uma verba extra é destinada para melhorar a qualidade de ensino”.
Além disso, é um parâmetro a ser utilizados pelos pais na hora de escolher em qual instituição de ensino seu filho irá estudar. “Hoje, todas as escolas têm os índices Ideb divulgados no site da prova Brasil. Mas tem muitos pais que não sabem disso, ou não vão atrás para ver”, comenta.
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